29 MAI 2024
PARCERIAS
Epitácio recebe Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP

As escolas da rede municipal de ensino participam, entre esta terça-feira, (28/05), e sexta-feira, (7/06), das atividades oferecidas na Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP, promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio.

De hora em hora são desenvolvidas as visitas monitoradas, que abordam informações sobre robótica, desde os tipos de robôs, como os assistentes, até as aplicações e usabilidades para esta tecnologia em cirurgias, montagens em grande escala, por exemplo. Além de exibir exemplares em funcionamento e possibilitar aos estudantes o manuseio de robôs  humanoides e animatronics.

A Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP está estacionada na Praça da Criança, de acordo com o Secretário Municipal de Educação e Esportes, Leonardo Trombeta, o conteúdo condiz com as diretrizes curriculares definidas para este ano e a proposta de aplicações de tecnologias como IA (Inteligências Artificiais) e outras temática na educação. “O avanço tecnológico aponta para uma revolução mercadológica, então as novas gerações precisam conhecer desde cedo as aplicações e desenvolver o interesse pelas áreas relacionadas à ciência e a tecnologia”, diz.

Este projeto itinerante é uma iniciativa do SESI-SP que promove o aprendizado de forma dinâmica e envolvente, utilizando diversas tecnologias digitais como ferramentas de ensino. A Unidade Móvel oferece uma abordagem integrada e prática, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade dos participantes. Sidnei Junqueira, diretor regional do SESI, destaca a relevância dessa oportunidade: "É uma oportunidade muito importante que o SESI-SP proporciona aos municípios parceiros aqui em nossa região."

Durante as imersões, os estudantes têm acesso a kits de robótica educacional, softwares de programação e simulação de circuitos eletrônicos e robôs humanoides. Essas ferramentas criam um ambiente de aprendizagem prático e informativo, onde os alunos podem interagir diretamente com as tecnologias.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes