20 JUN 2024
ESPORTES,LAZER E BEM-ESTAR
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
SAÚDE
Seis obras conquistadas durante a gestão da prefeita Cássia Furlan são inauguradas

A prefeita da Estância Turística de Presidente Epitácio, Cássia Regina Zaffani Furlan, inaugurou na sexta-feira, (14), seis obras conquistadas durante a sua gestão municipal. O evento, realizado na na EMEFEI Doce Saber, simbolizou a inauguração do prédio da unidade escolar e também a conclusão das obras: EMEFEI Pingo de Gente, Instalação de usinas de energia fotovoltaicas, ampliação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Pavilhão de eventos e centro de convivência ‘Complexo Esportivo Lagoinha’, Construção da rede coletora e estação de tratamento de esgoto no distrito campinal.

O novo prédio da EMEFEI Doce Saber, localizado no centro da cidade, é uma conquista da administração da prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan. No total, são mais de mil metros quadrados, dez salas de aula, biblioteca, sala dos professores, diretoria, coordenação, secretaria, cozinha, área de serviço, cantina, despensa, banheiros infantis com acessibilidade, chuveiros, banheiros para adultos com acessibilidade, pátio coberto, entrada de professores, entrada para estudantes, iluminação LED e sistema de coleta de água da chuva. O recurso tem origem no acordo judicial de compensação ambiental celebrado entre o Ministério Público Federal – MPF e Ministério Público Estadual de São Paulo – MP/SP e Companhia Energética de São Paulo CESP (autos nº 98.1202665-7) no valor de R$2.659.526,25, somado à contrapartida do município de R$ 1.515.000,00.

Para favorecer o bem estar dos moradores, proporcionar melhoria na qualidade de vida e qualidade do meio ambiente do distrito Campinal, foram concluídas as obras de construção da rede coletora e estação de tratamento de esgoto. A prefeitura investiu R$ 3.155.056,56 em recursos do tesouro municipal.

A obra de construção do Pavilhão de Eventos: Centro de Convivência “Complexo Esportivo Village Lagoinha" beneficia os frequentadores com uma área coberta, próxima ao campo de futebol. A construção foi possível por meio da Emenda Parlamentar do Deputado Fausto Pinato e contrapartida do município totalizando o valor de R$ 168.142,97.

Para adequar as estruturas e recintos às normas técnicas, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) passou por uma reforma no canil e no gatil, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos animais abrigados no local. Além disso, a sala de atendimento veterinário, sala de armazenamento de rações e demais instalações internas receberam manutenções como pintura, troca de forro e lâmpadas para oferecer mais conforto e comodidade aos servidores e qualidade de vida aos animais atendidos. As obras receberam investimento de R$635.452,90 em recursos próprios.

Com investimento total de R$ 4 milhões, a instalação de usinas de energia fotovoltaicas em prédios públicos do município, promove benefícios como a redução da poluição, produção de energia sustentável, redução no valor da conta de luz, baixa necessidade de manutenção, entre outras. As mini usinas de energia foram instaladas no Anfiteatro ‘João Brilhante’, Centro de Saúde II, Pavilhão de Eventos e Creche do Jardim dos Pioneiros, sendo que mais oito pontos estão com processo licitatório homologado para início da instalação.

A nova escola EMEFEI Pingo de gente, representa um marco inovador para o município, sendo a primeira unidade de ensino construída no sistema modular, que possibilita a conclusão mais rápida das obras, sem comprometer a qualidade dos ambientes em comparação a um prédio convencional.

A EMEFEI Pingo de Gente conta com oito salas de aula, todas equipadas com aparelhos de ar condicionado e cortinas, um parquinho para recreação, sala dos professores, sala da diretora, sala da coordenadora, brinquedoteca, sala específica para Atendimento Educacional Especializado (AEE), lactário, lavanderia, solário, cozinha, banheiros adequados e pátio climatizado. Essa infraestrutura completa visa oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças. O investimento total na construção através do sistema modular foi de R$5.145.830,98 oriundos de recursos próprios do município.

A cerimônia que marcou o descerramento das placas de inauguração contou com a presença de autoridades do município, como vereadores, representantes da Marinha, Corpo de Bombeiros e Sabesp, além de servidores e secretários do município.

Fonte: Gabinete Municipal