04 DEZ 2020
U.T.I completa um mês de funcionamento com mais de trinta pacientes atendidos

A Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I) implantada na Santa Casa de Misericórdia do município de Presidente Epitácio completou ontem, 03 de Dezembro, um mês de funcionamento. Com 10 leitos disponíveis, sendo cinco leitos destinados ao tratamento da Covid-19 e cinco para demais patologias, as vagas são gerenciadas através do sistema de vagas CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) no qual encaminha pacientes de vários municípios da região.

Durante os primeiros trinta dias de funcionamento, a nova Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa já admitiu trinta e um pacientes, sendo oito moradores do munícipio e vinte e três pacientes de municípios vizinhos como: Presidente Prudente, Santo Anastácio, Ouro Verde, Junqueirópolis, Irapuru, Regente Feijó e demais cidades da região.

Segundo Miqueias Alves, administrador da Santa Casa, mais de 950 exames laboratoriais já foram realizados em pacientes que necessitaram de tratamento na Unidade de terapia intensiva, além de 19 exames entre radiografia, ultrassonografia e tomografia. Miqueias ainda explica que nesse período de funcionamento foram administradas quase seis mil e quinhentas unidades de medicamentos.

A implantação da UTI no munícipio foi possível através de recursos emergenciais do Governo Federal e Estadual, no qual foram disponibilizados aos municípios e que em Presidente Epitácio, foram destinados para as ações em combate da Covid-19, estruturação do setor de saúde e a implantação da unidade de tratamento intensivo.

Durante os três primeiros meses, o custeio da equipe médica e demais profissionais que prestarão os serviços será custeado pelo munícipio com as verbas já recebidas, após este período, a administração busca junto ao Governo do Estado o credenciamento da U.T.I,  para que os serviços possam continuar sendo prestados, de forma definitiva, uma vez que o custo mensal é elevado, em torno de R$400 mil para manter os serviços em funcionamento.

fotos: Edcarlo Fernandes