09 DEZ 2020
Comitê de enfrentamento adota medidas emergenciais devido ao aumento de casos de Covid-19 no município

Fonte: Assessoria de Imprensa

O Comitê de enfrentamento a Covid-19, instituído pela Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio, esteve reunido nesta terça-feira, para avaliação epidemiológica em relação ao aumento de novos casos de contaminação pelo coronavirus. Diante das informações apresentadas, com a aprovação do Comitê, a administração municipal passará a adotar medidas emergenciais a fim de achatar a curva de disseminação da Covid-19.

Em concordância, o Comitê e a Associação Comercial e Industrial, definiram  horário especial de funcionamento do comércio para o final de ano, de modo a conciliar a tradição de abertura no período noturno do comércio com as normal legais em vigor, sendo então estabelecido o horário das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 08h00 às 18h00 aos sábados, não estando autorizados os estabelecimentos comerciais, considerados como serviços não essenciais, a funcionarem fora do horário estipulado.

Ficou estabelecido como medida de redução da aglomeração, a vedação da interdição das vias públicas para qualquer finalidade, inclusive a não realização do tradicional desfile natalino que atrai grande quantidade de crianças. Com a finalidade de impedir aglomerações, as quais têm sido constatadas em diversos locais, a iluminação pública do “Parque da Orla” e do “Píer Turístico” será desligada a partir das 23h00 a partir de amanhã (09/12).

A Fiscalização Municipal e a Vigilância Sanitária, no exercício de seu poder e com apoio sempre que necessário da Policia Militar, estarão intensificando as ações de fiscalização das medidas já apresentadas nos Decretos municipais sobre o funcionamento das atividades no munícipio, em especial a capacidade estipulada para atendimento de todos os estabelecimentos e a adoção dos demais protocolos de higienização estabelecidos e amplamente divulgados, que quando obedecidos garantem a segurança de todos.

Importante registrar que a taxa de ocupação dos leitos de U.T.I - Unidade de Terapia Intensiva, destinados ao tratamento da Covid-19, em toda a região, entre hospitais públicos e privados, ultrapassam 70%. Na Santa Casa municipal, a taxa de ocupação dos leitos, chega a 60%.

Todas as medidas definidas pelo Comitê visa atuar em prol da saúde pública, respeitando também as atividades econômicas, contudo neste momento atual medidas restritivas e o rigor no cumprimento das medidas de higiene, salvam vidas e é para isto que todos os esforços estão voltados.