15 DEZ 2023
Covepe alerta para aumento de focos de dengue em Presidente Epitácio
A COVEPE (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) alerta os munícipes para o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti na cidade, o que pode desencadear na elevação de casos de dengue.
Ni
De acordo com o encarregado pela COVEPE, Reinaldo Ferreira da Silva, "o caso é preocupante, pois segundo a Secretaria de Estado da Saúde, há a detecção do sorotipo DENV I e DEN 3, na região noroeste do Estado, concomitante com  a circulação do DEN I  DEN II, o que pode ocasionar um risco do aumento de casos graves e/ou óbitos".

Apenas com o apoio dos cidadãos será possível diminuir os índices de dengue, já que os principais focos são encontrados dentro de quintais, como vasilhas de plástico contendo água parada e outros utensílios que servem como criadouro para o mosquito.

”As pessoas precisam se conscientizar, e manter os quintais limpos, pois dias chuvosos atrelados a altas temperaturas, favorecem o  ciclo evolutivo do mosquito.
Cada pessoa deve ser consciente e responsável pela prevenção, agindo como um agente multiplicador de boas condutas frente a problemática da dengue", explica Reinaldo.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da COVEPE promove ações diárias para combater o mosquito Aedes aegypti, no entanto, apenas com a ajuda da população essas iniciativas serão eficazes.

“Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão”, completa.

Segundo o boletim informativo, no período de 01/01 a 07/12/2023, existem:

- NOTIFICAÇÕES: 1.104
- CASOS CONFIRMADOS: 831