O Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) realizou na manhã desta quarta-feira, (24), a nebulização para o combate ao Aedes aegypti no bairro Jardim Real, após a confirmação de um caso, no qual o morador contraiu o vírus no estado do Paraná e apresentou os sintomas no dia 10 de abril. Conforme a normativa de prevenção e em atendimento às normas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, foram nebulizados cerca de 200 imóveis no setor, a fim de intensificar as ações de eliminação do mosquito transmissor.
No entanto, o Covepe ressalta que as principais ações de combate estão relacionadas à eliminação de criadouros, com a busca ativa nos domicílios de utensílios que possam acumular água. A nebulização é realizada de maneira pontual, pois o uso frequente de compostos químicos pode perder o efeito, já que o inseto torna-se mais resistente.
De acordo com o Boletim semanal de Dengue em Presidente Epitácio, a situação no município está controlada, até o dia 22 de abril foram 78 notificações; 15 casos confirmados; 61 negativos e 02 aguardando laudo.