01 DEZ 2020
Centro Covid-19 tem mudanças no protocolo de atendimento

O Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19 do município está em funcionamento desde o mês de Julho, com atendimento exclusivo aos casos do novo coronavírus. Desde o dia 30 de Julho até o último dia de novembro, mais de 3.000 munícipes passaram por atendimento médico e após avaliação foram submetidos à testagem.

Inicialmente o Centro de atendimento funcionava todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, porém, devido à baixa demanda nesses dias, desde o início do mês de novembro, o atendimento aos finais de semana foi suspenso, uma vez que a média de público para esses dias era de apenas, 3 a 5 pacientes por dia.

Mesmo com os atendimentos suspensos nos finais de semana, a demanda nos serviços ofertados pelo Centro Covid-19, de segunda a sexta-feira, continuam em declínio. Com isso, a partir de hoje, 01 de Dezembro, o Centro de atendimento contará somente com o serviço de testagem, não mais havendo Atendimento Médico no local. Tal medida pode ser reavaliada de acordo com o avanço dos casos de coronavírus no município.

Aos munícipes que apresentarem sintomas da Covid-19 e necessitarem de avaliação médica devido à progressão da doença, estes deverão se direcionar para a Santa Casa do município, no qual todo o atendimento necessário estará à disposição. Já os munícipes que apresentarem sintomas, porém estiverem estáveis, estes são orientados a procurar o Centro Covid-19, e assim, agendar o dia, de acordo com o início dos sintomas, para ser submetido à testagem. Vale ressaltar que a Santa Casa só realizará teste de covid-19 em pacientes que estiverem hospitalizados.

O Centro de Enfrentamento continuará funcionando como Centro de Testagem, realizando exames na população para diagnosticar os casos de Covid-19. O atendimento será de Segunda a Sexta-feira das 07h às 19h com horário de almoço das 12h às 13h00, inclusive aos feriados, se o mesmo for durante a semana.

Mesmo com o retorno gradual das atividades econômicas, a contaminação pelo novo coronavírus ainda existe e assim como no início da pandemia, é necessário que todos os munícipes intensifiquem as medidas de higiene e proteção contra a Covid-19.