06 JUN 2017
Secretário de Saúde apresenta relatório quadrimestral

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio, na última sexta-feira, dia 2, o secretário municipal de Saúde, Migueias Alves de Oliveira, apresentou dados dos serviços de saúde públicos referentes ao primeiro quadrimestre de 2017.

O secretário iniciou a apresentação elencando os serviços de saúde próprios do município que consistem no Centro de Saúde II ?PACS, Centro de Saúde, Estratégia Saúde da Família ? ESF Campinal, ESF Assentamento Lagoinha, ESF Vila Palmira, ESF Jardim Real, ESF Vila Porto Tibiriçá, ESF Vila Esperança, ESF Alto do Mirante II, ESF Vila Maria, ESF Santa Rosa, Centro de Psicologia e Fonoaudiologia, Controle de Vetores de Presidente Epitácio ? Covepe, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Setor de Agendamento, Farmácia Alto Custo, Laboratório Municipal, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e Centro de Zoonoses.

No que se refere ao transporte de pacientes, o secretário destacou que o município de Presidente Epitácio é o único que possui Unidade de Terapia Semi-Intensiva móvel (UTI), na região. Ainda apontou que o setor transportou nesses quatro meses, 10976 pacientes para as cidades de Dracena, Presidente Prudente, Jaú, São Paulo, Botucatu, São José do Rio Preto, Barretos e São Paulo. Segundo o secretário, por causa da demanda o maior problema da pasta é o transporte.

No quadrimestre foram realizadas 1148 novas matrículas na unidade, das quais 63,46% foram efetuadas pelo público masculino. Os gastos com medicamentos foram de aproximadamente 90 mil reais e de 250 mil reais com medicamentos e procedimentos cirúrgicos atendidos através de mandato judicial.

Entre as atividades realizadas pela pasta, foram promovidos bate-papos com palestra, aferição de pressão arterial e glicemia; palestras em datas comemorativas do período; cursos de artesanatos do projeto Saúde Mental; reuniões mensais de hiperdia; palestras voltadas para gestantes; café da manhã com assistente social para tratar de autoestima; dinâmicas no Projeto Saúde e Arte; oficinas de pintura; orientação com Agente Comunitário de Saúde sobre leishmaniose, dengue, tuberculose, saúde do idoso e baleia azul; mutirão de pressão arterial e saúde bucal; visita em creches; trabalho preventivo de câncer bucal e odontologia para bebês; levantamento epidemiológico; visitas domiciliares; visita puerperal; projeto Mulher & Saúde; palestra sobre alimentação saudável e hiperdia; vacinação no Abrigo dos Idosos; vacinação Dia D; projeto Leitura em Dia; hiperdia a domicílio; projeto terapêutico Horta Medicinal; vacinação da gripe a domicílio; palestra sobre sexualidade e autoestima dos adolescentes; saúde da mulher com ênfase na autoestima; saúde do homem; campanha de leishmaniose; cursos voltados para gestantes: cuidados e confecção de enxoval; mini curso de cuidador de idoso; curso de violão; horta comunitária; hiperdia com nutricionista; orientações de prevenção e tratamento contra piolhos; treinamento de primeiros socorros para educadores; adesão à campanha de vacinação contra HPV para meninos; mutirão de coleta e curso de emergência para todos os motoristas.

A audiência foi finalizada com a apresentação do demonstrativo de aplicação em saúde. O município é obrigado a gastar no mínimo 15% em ações e serviços públicos na área. De acordo com o demonstrativo de aplicação do setor, foram aplicados no período de janeiro a abril de 2017, o valor de R$ 5.565.166,94, que corresponde a um total de 26,99% das receitas de impostos e transferências constitucionais.