05 JUN 2017
Prefeitura divulga Semana do Meio Ambiente

A programação da Estância Turística de Presidente Epitácio, referente à Semana do Meio Ambiente, iniciou oficialmente hoje, dia 5, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades serão realizadas durante o decorrer do mês de junho pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente em parceria com associações e empresas privadas.

Iniciando a semana, foi realizada uma cerimônia de abertura na sede da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar ? Apoena, localizada na reserva floresta do Córrego do Veado. A cerimônia contou com a participação da prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan que reforçou aos presentes a importância do trabalho realizado pela reserva. Na ocasião também foi feito o plantio de mudas de diversas espécies.

Nos dias 6, 7 e 8 haverá aulas de Educação Ambiental ministrada pela bióloga Natália Ribeiro do Departamento de Meio Ambiente da Companhia Energética São Paulo ? Cesp, nas escolas estaduais Antônio de Carvalho Leitão, 18 de Junho e Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches. Os temas abordados serão Biodiversidade e Mata Ciliar.

Anteriormente, mas também pertencente ao cronograma da Semana foi realizada pela bióloga, outras duas palestras em escolas municipais de ensino fundamental. Uma no dia 30 de maio, na escola Waldir Romeu da Silveira e outra no dia 31, na escola Armênio Macário Ribeiro. Em ambas as palestras o tema foi Mata Ciliar e houve o plantio de mudas no terreno escolar.

No dia 10, sábado, será realizado o Mutirão do Lixo Eletrônico. A ação terá início às 8 horas da manhã na Praça da Criança, onde será instalado temporariamente um Ecoponto para receber resíduos eletrônicos da população. É solicitado aos que possui muito material, que avise o setor público com antecedência para que o mesmo possa recolher no local, seja perímetro urbano, distrito ou agrovilas.

A programação ambiental promovida pela prefeitura, ainda contará com atividades programadas para os dias 14 e 21. No dia 14, haverá o plantio de mudas com alunos da Escola Estadual 18 de Junho, na reserva florestal Assentamento Lagoinha ? Cesp. O evento será realizado às 14 horas, em parceria com a Pontal Flora, Cesp, Rousselot Gelatinas, Sabesp, Verdetec e Apoena.

O fechando da programação, será realizado no dia 21, às 19 horas, no Anfiteatro Municipal "João Brilhante" através de uma apresentação cultural (uma dança temática sobre o Planeta Terra) realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Todas as atividades realizadas nas escolas estaduais contam com a orientação e coordenação da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Municipal de Meio Ambiente.

Também estavam presentes na cerimônia de abertura, o presidente da Apoena, Djalma Weffort; a integrante da Apoena, Cristine Weffort; os assessores municipais de Meio Ambiente, Thiago Bastos e Eduardo Schebuk; a secretária de Educação e Esportes, Eliane Garcia; a bióloga da Cesp, Natália Ribeiro; membros da polícia militar ambiental, além de professores e alunos da rede privada do município.