03 SET 2019
Você sabe o que é o Centro de Zoonoses? Entenda a importância dele

O CZZ (Centro de Controle de Zoonoses) é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde e à Vigilância Epidemiológica da Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio. Tem a função de prevenir e controlar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como Leptospirose, doença de Chagas, Leishmaniose, Raiva, Toxoplasmose, Criptococose - doença do pombo -, entre tantas outras doenças, que podem até levar as pessoas à morte.

Um engano muito comum é acreditar que o Centro de Controle de Zoonoses é uma clínica que oferece atendimento veterinário. O atendimento veterinário no local é realizado voltado a problemas específicos de zoonoses e castração. Além disso, mantém um efetivo trabalho de conscientização contra maus tratos.

Serviços oferecidos pelo CZZ

Castração - A Zoonoses oferece gratuitamente para pessoas beneficiaria do programa Bolsa Família, a castração de cães e gatos. A medida evita que animais sejam abandonados nas ruas sem cuidados, levando doenças para a população. As castrações são agendadas no próprio CCZ, localizado à rua Neuza Correia de Assis Carvalho, nº 22-80, na vila Esperança.

Realização de exames para suspeita de Leishmaniose - Durante todo o ano, cães e gatos podem ser submetidos ao exame para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina. No município, é feita a coleta da amostra de sangue e realizado o Teste Rápido. Em caso de resultado positivo, a amostra é encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz, onde é realizado um exame mais detalhado para confirmação da doença.

Vacinação antirrábica - Durante todo o ano, cães e gatos podem ser imunizados contra a raiva. A campanha de vacinação antirrábica ainda percorre os bairros da cidade para imunizar os animais.

Recolhimento de animais - O CCZ também recolhe animais abandonados nas ruas, que são castrados e posteriormente postos à adoção.

Atendimento emergencial - Em caso de atropelamento, ou acidentes em geral, o CCZ realiza o primeiro atendimento, porém posteriormente, o proprietário deverá procurar um médico veterinário particular de sua confiança para dar continuidade ao tratamento.

Combate aos maus tratos de animais - Em parceria com a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses combate aos maus tratos a animais de pequeno e grande porte, promovendo o recolhimento destes animais e aplicando as penas cabíveis ao praticante deste ato.

Mais informações sobre as atividades e responsabilidades competentes ao CZZ, através da Lei de Criação do Centro de Controle de Zoonoses, disponível no site da Prefeitura de Presidente Epitácio no link (Lei nº 2.687/2017, de 13 de junho de 2017).