27 AGO 2019
Saúde de Epitácio intensifica vacinação contra Sarampo para crianças de 6 meses a 11 meses

Após a confirmação de casos de Sarampo no estado de São Paulo, a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que no município não existem casos suspeitos ou confirmados da doença.

Porém, diante do surto da doença, a Secretaria de Saúde está intensificando a imunização contra a doença com doses extras, as chamadas de 'dose zero', que já estão disponíveis nas unidades de saúde do município. As vacinas são destinadas a todas as crianças com idades entre 6 a 11 meses. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

Para o secretário de saúde Miquéias Alves o Ministério da Saúde está fazendo uma medida preventiva. "É grande a preocupação com essa faixa etária, porque em surtos anteriores foram às crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas", esclareceu o secretário.

Segundo o secretario a proteção contra o Sarampo faz parte das chamadas vacinas de rotina, o que significa dizer que suas doses ficam disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. O secretario ressalta que a imunização não é indiscriminada, ou seja, é avaliada a situação vacinal pessoa a pessoa. "Quem já tomou a vacina não precisa ser revacinado porque já está protegido", explica.

As pessoas que tiveram contato com caso suspeito de Sarampo será avaliado a necessidade do bloqueio, neste caso uma equipe de saúde vai até a residência por meio da visita, para que todas as pessoas que convivem com o paciente passem por uma consulta em domicilio.

"Tivemos dois casos positivos em Presidente Venceslau, e por isso temos que ficar alerta quanto à doença, já que o vírus se espalha muito rápido", comentou o secretário.

As doses de rotina são destinadas as pessoas entre 1 e 29 anos de idade - duas doses com intervalo mínimo de 30 dias, e as pessoas entre 30 e 59 anos de idade - uma dose. Crianças menores de 6 meses, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais não precisam ser vacinadas.

Profissionais da saúde e funcionários públicos de departamentos tem contato direito com o público, tem direito a 2 doses da vacina.