09 AGO 2019
Tem inicio a construção do ESF do Alto do Mirante I

Atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade, a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, por meio de Recurso da Secretaria Estadual da Habitação, iniciou esta semana a construção do prédio próprio da unidade do ESF (Estratégia Saúde da Família) do jardim Alto do Mirante I. A obra está orçada em R$ 245.868,53. Deste valor R$ 200 mil é de repasse estadual e R$ 45.868,53 é contrapartida do município.

Localizado na rua Júlio Moreno Villiatoro, nº 33-74, o prédio terá área construída de 170.60m2. Será composto por hall de entrada, recepção, sala de espera, sala de pré-consulta, sala médica, sala de enfermagem, sala de esterilização, pátio de reunião e palestras, e sanitários com acessibilidade.

Para a prefeita Cássia Furlan a construção do ESF Alto do Mirante I é uma grande conquista para Presidente Epitácio. Segundo ela as instalações físicas atuais do prédio onde está funcionando o ESF não são funcionais e as suas dependências não são especificas para o atendimento dos pacientes, já que o ESF do Alto do Mirante I está funcionando no Centro Comunitário do bairro, prestando atendimentos de pronto-socorro e consultório médico.

"Com a construção ESF aumentaremos a demanda dos atendimentos, acrescendo os serviços, como atendimento odontológico. A construção deste ESF reafirma o compromisso de descentralizar o atendimento, levando médicos, enfermeiros e auxiliares para perto da população, por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde que fazem o elo com a comunidade", explica a prefeita.

O ESF atenderá os bairros, Alto do Mirante I, Alto do Mirante II, Jardim dos Pioneiros e parte do Jardim Real. Totalizando uma média de 3.641 pessoas, cerca de mil famílias. A perspectiva é cobrir 9,40% da população do município.

Na unidade atual são realizados todos os atendimentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, como: Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Imunização (campanhas) e a entrega de medicamentos. Há também atendimentos com fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e assistente social. Todos estes atendimentos serão mantidos na nova unidade.