12 MAR 2019
Assinada ordem de serviço para início das obras do Centro de Hemodiálise

Foi assinada na tarde de terça-feira, dia 12, no gabinete da prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan a ordem de serviço para o início das obras de construção do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio. A obra orçada em R$ 1.639.900,97 será construída no terreno ao lado da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, pela empresa Moreno & Cia Construção Civil Ltda. ME, vencedora do processo licitatório.

Estiveram presentes na ocasião, a prefeita Cássia Furlan, os secretários de Saúde, Miguéias Alves de Oliveira; de Planejamento, Sérgio Antonio Maroto e os empresários Nicéia Maria Moreno e Miguel Moreno.

De acordo com os empresários neste momento os mesmos farão visita in loco para tomar conhecimento das principais necessidades do local, para que na segunda-feira, dia 18, seja dado início as obras.

Essa conquista é algo histórico para o município, haja vista, que desde o ano de 2012 existem tratativas em torno do assunto, quando foi iniciado o processo para a instalação do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio, com destinação de recursos da Compensação Ambiental firmado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta junto a Companhia Energética do Estado de São Paulo - Cesp e Ministérios Públicos Federais e Estaduais. Houve ainda por anos, uma luta muito grande por parte dos membros da Associação dos Pacientes Renais de Presidente Epitácio e Região - APRPER, que na época tinha como presidente Sérgio Mauricio Xavier, mais conhecido como Felão, paciente renal já falecido, para que a construção se concretizasse no município e muitos pacientes pudessem ter seu sofrimento dirimido. Hoje, são contabilizados 30 pacientes renais crônicos em Presidente Epitácio, que realizam hemodiálises de segunda a sexta-feira, nas cidades de Presidente Prudente, Dracena e Ilha Solteira.

O Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio será composto de 20 cadeiras que já estão cadastradas no Estado, poderá se tornar referência, e atender além dos pacientes de Presidente Epitácio municípios do Extremo Oeste.