MISSÃO
- Encaminhar assuntos gerais da área de finanças, recepcionando e orientando o público, recebendo expediente destinado a Secretaria, encaminhando os demais aos departamentos ou órgãos competentes, controlados pelo registro de entradas e saídas;
- Preparar dados e informações para a área jurídica elaborar lei de diretrizes orçamentárias, do Plano Plurianual de Investimentos e do Orçamento Programa;
- Elaborar proposta orçamentária do órgão e administrar a execução orçamentária da Prefeitura;
- Coordenar e executar serviços de processamento eletrônico de dados;
- Controlar o nível de endividamento da prefeitura;
- Desenvolver atividades relativas ao lançamento, arrecadação controle e fiscalização dos tributos municipais e demais receitas, bem como a cobrança de divida ativa, sempre em comum acordo com a Secretaria de Negócios Jurídicos;
- Desenvolver atividades de recebimento, guarda e movimentação de recursos financeiros e outros valores;
- Gerir a legislação tributária, fiscal, financeira e cadastramento de contribuintes dos tributos municipais;
- Elaborar balancetes, demonstrativos, prestação de contas, atendimento das exigências do controle externo e balanços da Prefeitura Municipal;
- Executar outras atividades relacionadas com a ação financeira, tributária e fiscal;
- Elaborar, em colaboração com os demais órgãos da Prefeitura, o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração municipal;
- Processar as despesas e manter o registro e controle da administração financeira, orçamentária e patrimonial do Município;
- Fiscalizar e fazer tomada de contas dos órgãos da administração direta, indireta e entidades, encarregados da movimentação de recursos e outros valores;
- Controlar o desenvolvimento dos programas financeiros, orientando os executores na tomada de decisão;
- Gerir processos de recebimento, controle e prestação de contas de convênios e recursos recebidos de órgãos públicos e privados;
- Desenvolver atividades de controle interno e auditoria dos procedimentos realizados pela Prefeitura;
- Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.