08 ABR 2024
AGENDA CULTURAL
Prefeita Cássia Furlan participa de reunião que propõe a implantação da Feira da Lua em Presidente Epitácio

A prefeita da Estância Turística de Presidente Epitácio, Cássia regina Zaffani Furlan, recebeu no gabinete municipal, nesta segunda-feira, (08 de abril), representantes do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Acipe (Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio) e Secretários Municipais para discutir a implantação da Feira da Lua, um evento que visa oportunizar aos pequenos produtores e empreendedores locais uma forma diferente de comercializar seus produtos.

A Feira da Lua é um evento sazonal que busca oferecer aos pequenos produtores rurais, empreendedores locais, comerciantes, Microempreendedor Individual, prestadores de serviços, entre outros interessados em comercializar produtos ou expor em estandes o trabalho oferecido ao público, além de oferecer entretenimento ao público, praça de alimentação e oportunidades de compra e venda de diversos segmentos.

De acordo com a Supervisora da Regional do SENAR, Viviane Fernandes Costa Colette Bordão, um exemplo bem sucedido da Feira da Lua ocorre em Mirante do Paranapanema, que já está na 8º edição e foi lançada em julho de 2023. “Diferente das feiras semanais que costumam ser realizadas em bairros do município, o evento propõe se tornar parte do calendário de eventos do município, mobilizando os expositores com a parceria do governo municipal”, conta.

O apoio de secretarias municipais é fundamental para possibilitar a integração de diferentes setores, segundo a Gestora de Território do SEBRAE Presidente Prudente, Kate Cidrão “a Feira da Lua tem o objetivo de gerar inclusão produtiva, ou seja, garantir a possibilidade de geração de renda e fomento à formalização de agricultores familiares, pessoas em vulnerabilidade social atendidas por cursos de capacitação oferecidos pela Assistência Social ou atendidos pela Secretaria de Agricultura”, pontua.

Para iniciar a implantação da Feira da Lua em Presidente Epitácio é necessário elaborar o Regimento Interno Municipal, o documento elaborado por um Comitê Gestor serve de norteador para delimitar regras, possibilitar inscrições, determinar o dia e o horário de realização, a sazonalidade, o local, entre outras diretrizes para o bom funcionamento.

O evento possibilitaria, além do comércio de produtos, a divulgação de serviços por meio de estandes, ou seja, o empreendedor interessado em expor o seu negócio, seja entregando cartões, panfletos ou amostras de produtos, poderia tornar-se um expositor e assim atrair o público da Feira da Lua para o seu negócio.

Na quinta-feira, (18), está prevista uma nova reunião para alinhar a data de realização da primeira edição do evento. “Em conversas com agricultores locais já percebi o interesse em participar e conhecer melhor a estrutura da Feira da Lua, acredito que é uma oportunidade importante para essas famílias que dependem daquilo que produzem”, comenta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, Roberto Gallego Filho.

“Sempre incluímos Presidente Epitácio nos projetos e parcerias do SEBRAE, porque para nós o município é um ponto estratégico regional em termos de potência turística, comercial e possibilidades empresariais”, revela o Gerente do Escritório do SEBRAE de Presidente Prudente,José Carlos Cavalcante.

Participaram da reunião: o Secretário de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, Roberto Gallego Filho; a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Dulce Menezes; o Secretário de Educação e Esportes, Leonardo Trombeta; o Diretor de Turismo, Laerte Carlos Magozzo; o Gerente do Escritório do SEBRAE de Presidente Prudente,José Carlos Cavalcante; a Supervisora da Regional do SENAR, Viviane Fernandes Costa Colette Bordão; a Gestora de Território do SEBRAE Presidente Prudente, Kate Cidrão; a analista de negócios do SEBRAE Presidente Prudente, Juliana Viotto; a Representante do ITESP, Eliane Mazzini e o Presidente da Acipe, Lincon Yajima.

Fonte: Secretaria de Administração
Autor: Assessoria de Comunicação