A nebulização costal em setores com casos positivos de dengue é uma medida adotada pelo Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e dos vírus da zika e chikungunya.
Foram realizadas nebulizações nas quadras 19, 17 e 15 das ruas São Paulo, Belo Horizonte e João Pepino. Além disso, a Covepe atua diariamente na busca ativa e visitações residenciais no combate aos criadouros, que são comumente encontrados em quintais e arredores das residências, portanto a população tem um papel imprescindível na remoção de materiais que possam acumular água parada.
Os criadouros que mais favorecem a proliferação da doença são os recipientes artificiais de água parada, como garrafas armazenadas com a boca para cima, pneus, vasilhas de plástico, caixas d’água destampadas, calha suja e vasos de plantas sem areia. Pessoas que apresentarem sintomas como febre, cansaço, dores articulares, vômito, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo, devem procurar a unidade de saúde responsável pelo bairro em que reside para realizar os exames e o tratamento.