A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio concluiu a reforma do canil e gatil do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). As obras foram realizadas para adequar as estruturas e baias às normas técnicas para proporcionar mais conforto aos animais que ali estão abrigados.
De acordo com o secretário municipal de saúde do município, José Botelho Tedesco, a área de saúde animal adota diversas ações para garantir o controle de doenças como a Dengue (responsabilidade da Covepe - Controle de Vetores de Presidente Epitácio) e a leishmaniose (acompanhada pelo CCZ).
“Na área da saúde animal a prefeitura renovou o contrato de trabalho de dois veterinários para atender a demanda do projeto de encoleiramento de combate a leishmaniose, firmado com o Governo Federal, sob constante supervisão do Ministério Público”, explica o secretário.
Outra ação em desenvolvimento, para diminuir a quantidade de animais abandonados, a Secretaria de Saúde tem custeado por meio de recursos próprios e também através de verba parlamentar a castração de cães e gatos, que pertencem a pessoas de baixa renda. Além disso, a prefeitura apoia por meio de parcerias com cuidadores e associações, feiras de adoção de animais.
“Para dar melhores condições de trabalho aos servidores, equipamentos serão adquiridos e estão sendo licitados dois veículos, sendo um para o CCZ e outro destinado ao Covepe, de modo que o trabalho contra a leishmaniose, a Dengue e outras doenças possa render mais e garantir o melhor controle e condições para dar continuidade a esses serviços”, completa Tedesco.
Serviço de castração
A castração é ofertada a tutores que se encaixam no perfil baixa renda, portanto o tutor interessado em castrar seu animal de estimação (tanto gato, quanto cachorro), deve assinar uma declaração de hipossuficiência. De acordo com a médica veterinária da prefeitura de Presidente Epitáciop, Crislayne Lopes de Cristo, para fazer o cadastro é simples, “basta o tutor vir até o CCZ munido de seus documentos pessoais, comprovante de residência e as informações do animalzinho, como espécie, sexo, idade etc”.
Os animais que entram no canil/gatil do CCZ, normalmente são encaminhados por munícipes que os encontraram abandonados em vias públicas. Esses animais são examinados, vermifugados, vacinados e acomodados no canil municipal localizado na Agrovila II.
Para mais informações procure o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua São Paulo, 5-45, Centro ou pelo telefone: 3281-0898.