A equipe do Controle de Vetores de Presidente Epitácio (COVEPE) iniciou, na terça-feira, (08), a primeira fase da nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), o levantamento possibilita conhecer os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade, onde há maior predominância de focos e o tipo de criadouro mais comum.
A campanha, promovida pela Prefeitura de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue a metodologia preconizada pelo CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças).
Aproximadamente 900 imóveis em toda a zona urbana do município serão vistoriados, a partir de um sorteio efetuado por um sistema específico, que norteia a distribuição dos agentes. Em paralelo, a ação em campo alimenta o sistema, os dados são analisados e calcula-se o índice do município.
O Ministério da Saúde possui três classificações, sendo que o índice tolerado está entre (0,0) zero e (1,0) um ponto.
- até 1,0%: satisfatório;
- 1,1% a 3,9% é estado de alerta;
- acima de 4,0: alto risco para epidemia.
“Com base nos dados obtidos nessa avaliação, o COVEPE pode definir estratégias mais adequadas para prevenção e eliminação dos criadouros mais comuns (recipientes), bem como intensificar medidas e ações educativas para sensibilizar a população para colaborar nos cuidados com os quintais”, conta o encarregado do Controle de Vetores, Reinaldo Ferreira da Silva.