O descarte correto do lixo doméstico pode evitar acidentes envolvendo objetos cortantes ou pontiagudos. Medidas simples, como colocar os itens dentro de garrafas pet, podem garantir a segurança e a saúde dos servidores públicos.
Auxiliar de serviços gerais há mais de 20 anos na Prefeitura de Presidente Epitácio, Maurílio de Oliveira conta que já sofreu cortes nas mãos, por causa de cacos de vidro descartados de maneira incorreta, e conhece colegas que tiveram os dedos perfurados por palitos de churrasco. "Peço que a população e os comerciantes colaborem, colocar em uma garrafa pet ou em uma caixa de papelão não custa nada e ainda protege o coletor", disse.
Os servidores são orientados a tomar medidas de segurança e utilizam luvas de proteção, mas esse EPI protege contra contaminações e bactérias, a cooperação dos munícipes é fundamental para manter o bem estar dos trabalhadores. "O vidro quebrado e os palitos de churrasco podem ser colocados em uma garrafa pet, quando o saco de lixo for movimentado, os cacos farão barulho e servirão de alerta, além disso, é possível depositar em caixas de papelão e deixar por escrito que há itens cortantes ou perfurantes", completa Maurílio.
Agulhas de insulina devem ser depositadas em Descarpack e entregues em uma unidade de saúde para destinação adequada, enquanto latas de conserva, basta empurrar a tampa para dentro da latinha. Objetos cortantes e pontiagudos podem provocar sérios danos, mas com a consciência e apoio da população é possível evitar acidentes.