27 ABR 2024
COMUNICAÇÃO
Nota de pesar - Falecimento do ex-prefeito Roberto Bérgamo
A prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio lamenta o falecimento do ex-prefeito Roberto Bérgamo, neste sábado, (27 de abril).

O Sr. Roberto Bérgamo foi prefeito de Presidente Epitácio entre 1983 e 1988 e exerceu mandato na 12° Legislatura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) como Deputado Estadual de 1991 a 1995.

A administração municipal expressa solidariedade aos familiares e amigos e deixa registrada a homenagem pelo legado como gestor em benefício do fortalecimento do município.

O velório será a partir das 5h deste  domingo, (28), na Câmara Municipal de Presidente Epitácio, localizada na Avenida Presidente Vargas, n° 2-56, já o  sepultamento está previsto para às 17h.

Trajetória

Roberto Bérgamo nasceu em 25 de fevereiro de 1940 em Piquerobi, (SP), filho do Sr. Victorio Antônio Bérgamo e da Sra. Albina Dassie Bergamo. Foi o terceiro dos oito irmãos da família.

Aos 14 anos precisou deixar de estudar pra ajudar seu pai que passava por dificuldades financeiras. Trabalhou como lavador de carros, frentista de posto de combustível e gerente da empresa do pai na cidade de Piquerobi. Conseguiu voltar a estudar somente aos dezessete anos e fez um curso técnico de contabilidade.

Pra isso, viajava até Santo Anastácio de carona em trem de carga ou muitas vezes seguia pelos vários quilômetros a pé.
Com pouco mais de vinte anos, mudou-se para Presidente Epitácio, onde abriu uma retífica de motores.

No ano de 1969 entrou para o ramo de autopeças. Na sequência, investiu também em pecuária e no ramo imobiliário. Assim, como empresário, executou 25% da rede de água e energia da cidade. Além disso, investiu em mais de 90 mil metros quadrados em área de lazer no município.
Como empresário bem sucedido, contribuiu para o desenvolvimento do município, com as seguintes doações:
- Terrenos para a Rede Feminina de Combate ao câncer de nossa cidade;
- Terrenos para a construção de casas de funcionários municipais;

- Espaços para a construção de duas Escolas Estaduais;

- Áreas de terra para as construções das sedes das seguintes instituições: A.A.B.B., Clube Banespa, Casa dos Idosos, Maçonaria, Igrejas e Escolas de Samba, dentre outros.

Ao todo foram mais de cinquenta mil metros quadrados de terrenos doados, enquanto empresário.
Como morador e investidor da cidade, Roberto foi convidado a ser candidato à Prefeito da cidade.

Não possuindo ainda filiação partidária, às pressas, filiou-se ao antigo PDS cinco meses antes das eleições. Com a promessa de trabalho, seriedade e o resgate da dignidade da cidade, ele não apenas se candidatou como foi eleito prefeito da cidade.

Seu mandato ocorreu entre os anos de 1983 a 1988. Entre os seus feitos de maior destaque cita-se:

- Modernização do Parque Industrial Municipal;

- Sistema de processamento de dados na prefeitura;

- Urbanismo - pavimentação das ruas, prolongamentos, canteiros floridos, remodelação da iluminação pública, fez praças, implantou viveiros de mudas, sinalização de trânsito, reforma do Horto da Igualdade, galerias pluviais, pavimentação da estrada que demanda ao Distrito Campinal e Distrito Industrial, concluiu a primeira fase asfáltica do Aeroporto do município;

- Em relação ao Distrito Industrial, à época, foi firmado acordo com o Frigorífico Bordon para a instalação da fábrica de enlatados, gerando dois mil empregos. Ganharam espaço e força a fábrica de gelatinas, o terminal Graneleiro Cargil, o Comércio e Indústria de couros Natal, a fábrica de produtos de mandioca ‘Sol Nascente’, etc;

Com essas ações, o comércio local cresceu passando a gerar muitos empregos e outras fontes de rendas.
Creches, casas populares foram construídas, cursos profissionalizantes foram implantados, incentivo ao esporte como mecanismo de lazer e de inserção social, também foram destaques em sua administração.

Pode-se afirmar que o pioneirismo de suas ações em relação ao turismo em suas bases modernas, com a consequente transformação posterior da cidade em Estância Turística, foi obra de sua administração:

- Ampliação e modernização do antigo Parque Municipal Figueiral;
- Potencialização da utilização do Navio Motor Epitácio Pessoa para eventos e passeios náuticos;

- Incentivo para o reaproveitamento do antigo poço da Petrobrás e suas águas quentes para a criação, por empresários do setor turístico, das Thermas de Epitácio, com águas jorrando a mais de setenta graus;

- Incentivo para o carnaval de rua, dando origem aos grandiosos desfiles das Escolas de Samba do município, que marcaram época;

- Com a ampliação e modernização do Parque Municipal O Figueiral foi ali lançado, em parceria do Jornal o Imparcial de Pres. Prudente, o primeiro Festival Nacional de Pesca e o Miss Turismo Regional, evento turístico que marcou época, por seus atrativos e pela visibilidade pública positiva criada em seu entorno regional, e mesmo por todo o Brasil;

- Miss Turismo que propiciou a descoberta de talentos artísticos regionais que são, até hoje, destaques no mundo cultural e artístico nacional;

Por sua visão futurista, o então prefeito Roberto Bérgamo mudou a cultura local e mesmo regional, onde o conceito do turismo para muitas pessoas da época era coisa de desocupados, de ricos, e não um mecanismo de desenvolvimento econômico e social.

Sendo o turismo uma das formas de melhor distribuição de renda para um município, pelo envolvimento de seus inúmeros prestadores de serviços envolvidos em uma comunidade.

Entre os anos de 1991 a 1995 foi deputado Estadual, persistindo na luta e busca do melhor para a cidade e região.

Roberto Bérgamo permaneceu residindo em Epitácio e trabalhando como empresário.

No município, casou, teve três filhos, e é reconhecido como o Prefeito do Turismo.

*Fonte: Arquivo Câmara de Vereadores de Presidente Epitácio *
Fonte: Câmara Municipal