A Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio promoveram na sexta-feira, (30), no anfiteatro João Brilhante uma palestra para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do município para encerrar as ações da campanha Janeiro Roxo 2026 com o tema ‘Conhecer e cuidar de janeiro a janeiro’, que visa a conscientização sobre a hanseníase.
O encontro, conduzido pelo médico clínico Rodrigo Norio Arakaki, especialista em medicina da família e comunidade, pela fisioterapeuta Adriana Carla de França e pela médica Hadassa Campos Aparecido. “Janeiro ganha a cor roxa para alertar sobre as ações de conscientização e prevenção contra a hanseníase, diante disso, esta capacitação tem o objetivo de atualizar e alinhar as condutas da rede de saúde, fortalecendo a identificação precoce, notificação compulsória, manejo clínico adequado e seguimento dos contatos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, destacou a responsável pela organização da palestra, a enfermeira da vigilância epidemiológica, Sarah Gomes.
Durante a palestra, os profissionais reforçaram a importância da atenção básica no cuidado da população, pois é a porta de entrada para o SUS. A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória. O Brasil permanece entre os países com maior número de casos no mundo, o que reforça a necessidade da vigilância ativa, busca de casos e registro correto das informações.









