Pacientes da Estância Turística de Presidente Epitácio integraram um mutirão de cirurgia de catarata, promovido no dia 18 de dezembro em Regente Feijó. Ao todo, 100 pessoas passaram pela triagem, sendo que 96 foram consideradas aptas. A participação foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde que realizou a triagem da população e acompanhou o deslocamento até o Hospital Maternidade de Regente Feijó, local onde foram realizados os procedimentos.
A ação foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº6916, para aplicação na atenção ambulatorial especializada, visando a redução de filas com ênfase em cirurgias, por meio da Senadora Mara Gabrilli. A cirurgia de catarata é um procedimento que atua na melhoria da visão, mas também representa mais autonomia, qualidade de vida e dignidade ao paciente.
Os pacientes operados retornaram para uma avaliação médica nesta sexta-feira, (19), também com o acompanhamento da equipe da Secretaria de Saúde, por meio de quatro ônibus para pacientes e acompanhantes, de forma organizada e segura, a fim de garantir o conforto pós-cirúrgico.
As vagas para a realização das cirurgias foram cedidas pelo Hospital Maternidade de Regente Feijó à Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Epitácio, o que demonstra uma parceria fundamental para o fortalecimento da assistência especializada aos munícipes.
Essa ação foi possível graças ao trabalho conjunto e ao comprometimento de diversas frentes da administração pública. A Secretaria Municipal de Saúde na pessoa do Secretário Municipal de Saúde, Marcirio Vera Rolim, o diretor do Departamento de Transportes de Saúde, Edison Alexandre Durante Decia e a Diretora de Saúde, Neuraci Faustina de Oliveira Mascari.
Destaca-se também o Setor de Regulação do município, que atuou de maneira criteriosa e responsável para garantir que os pacientes fossem devidamente encaminhados e atendidos. “Agradecemos à Gislaine, do Hospital Maternidade de Regente Feijó, pela atenção, acolhimento e apoio direto aos nossos pacientes, bem como ao Miquéias, que intermediou as vagas junto à administração hospitalar, viabilizando essa importante conquista”, disse o médico da regulação, Matheus Tostes.
“Por fim, registramos nosso agradecimento ao Prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, que não mede esforços para fortalecer as políticas públicas de saúde e garantir que ações como essa se tornem cada vez mais frequentes, reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado e o bem-estar da população”, completou.









