A Vigilância Epidemiológica da Estância Turística de Presidente Epitácio promoveu na tarde desta quinta-feira, (22), no Anfiteatro João Brilhante uma capacitação para médicos, enfermeiros, agentes de saúde e agentes de endemias com o tema Manejo Clínico e Novas Tecnologias na Vigilância do Aedes Aegypti.
Para abrir o encontro, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Sarah Gomes, agradeceu a presença de autoridades municipais, incluindo o vice-prefeito Raphael Vilela, representando o prefeito André Lima. "A participação de setores externos à saúde fortalece o compromisso do município com o enfrentamento da dengue, por meio de ações conjuntas e planejadas", disse.
A capacitação contou com a palestra da Assessora técnica em Saúde Pública GVE XXII , Lucimara Cristina Weller, com o tema Pensando a organização de serviços para o enfrentamento das arboviroses. "O trabalho de combate a dengue depende do compromisso coletivo e do cuidado diário, o combate a dengue está nas orientações de rotina, na busca ativa em domicílios, no primeiro atendimento no ESF, até o acompanhamento do tratamento do paciente”, disse.
O encontro foi dividido em dois momentos, na primeira parte, a palestra foi dedicada a todos os profissionais de saúde e convidados, entre médicos, enfermeiros e agentes, porém na segunda etapa, a palestra foi voltada ao trabalho de agentes de saúde e agentes de endemias, ministrada pelo desinsetizador do GVE II, Francinei Rodrigues da Silva.
Para completar, a articuladora do DRS (Departamento Regional de Saúde), Maria Helena Barbosa de Moraes, destacou a importância do comprometimento de todos os setores da gestão pública no enfrentamento das arboviroses em conjunto às novas tecnologias de combate à dengue. “A vacina é um avanço para proteger a população, mas é sempre importante frisar que a dengue é uma doença evitável por meio da prevenção ao criadouro, ou seja, a limpeza de terrenos e quintais representa o melhor mecanismo para controlar o mosquito transmissor”, pontuou.









