O estado de São Paulo lidera os índices de dengue em 2025, no entanto, a Estância Turística de Presidente Epitácio registra números controlados da arbovirose, entre 1º de janeiro e 07 de fevereiro de 2025 foram 27 notificações, sendo 7 confirmados, 17 descartados e 3 aguardando laudo. No entanto, para conter o aumento de casos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Covepe (Controle de Vetores), organizou um arrastão de limpeza, com o intuito de remover criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Diversos setores municipais participaram da mobilização, realizada neste sábado, (08), com o apoio de empresas, entidades, munícipes voluntários e servidores da Prefeitura. “Esta ação foi possível graças a parceria entre as secretarias municipais e a colaboração da comunidade epitaciana, pois o combate a dengue depende da participação ativa de toda a população”, comentou o prefeito André Lima. A ação contou também com a presença do vice-prefeito, Raphael Vilela, da vereadora Marilene dos Santos Silva, do vereador Léo Sábio e da vereadora Márcia Teixeira, entre outros parceiros.
As equipes percorreram os bairros da cidade recolhendo os materiais inservíveis deixados pela população, a prioridade foi para os objetos que podem acumular água, como pneus, garrafas, recipientes plásticos, lonas, e latas. “O Covepe seguirá realizando o trabalho contínuo de busca ativa por focos de proliferação do mosquito, além de orientar a população a manter quintais e terrenos limpos constantemente”, disse o Secretário de Saúde, Marcírio Rolim.