- Assessorar administrativamente ao Prefeito;
- Prestar assistência ao Chefe do Executivo em suas relações político-administrativas com munícipes, associações de classe, órgãos e entidades públicas e privadas;
- Organizar e controlar a agenda do Prefeito;
- Preparar e expedir correspondências do Prefeito;
- Recepcionar autoridades e hóspedes oficiais do Município;
- Transmitir ordens do Prefeito às demais autoridades municipais;
- Organizar as atividades de protocolo nas solenidades oficiais, recepcionando autoridades e visitantes para cumprir a programação estabelecida;
- Apoiar administrativamente ao Prefeito e aos órgãos colegiados do Município;
- Representar eventualmente o prefeito ou os secretários municipais em compromissos para o qual estiverem impedidos;
- Secretariar todos os serviços atinentes ao chefe do executivo;
- Coordenar relações entre executivo e legislativo, controlando processo legislativo quanto aos requerimentos, indicações, projetos em andamento, cuidando para que os prazos sejam respeitados, as informações e respostas sejam prestadas;
- Desenvolver atividades relativas à comunicação social, em especial a publicação e divulgação dos atos e fatos da administração direta e indireta do Município;
- Assessorar o prefeito na organização, supervisão e coordenação do expediente da Prefeitura, bem como nas relações com parlamentares, autoridades e munícipes;
- Recepcionar e atender munícipes, entidades, associações de classe e demais visitantes, prestando esclarecimentos e encaminhando-os ao Prefeito ou às unidades competentes, para atender e solucionar problemas;
- Executar atividades especiais e outras atividades afins que não sejam de nenhum outro órgão municipal;
- Supervisionar servidores hierarquicamente subordinados ao Gabinete;
- Coordenar as atividades referentes ao consorcio intermunicipal regional;
- Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.