O bloqueio de áreas nos arredores de casos suspeitos de dengue consiste na visita a residências para orientação e remoção de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e na aplicação de inseticida. Essa ação foi realizada pela Secretaria de Saúde, através do Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio, no último sábado, (1º), na Vila Santa Rosa, a medida visa a antecipação dos casos, de forma preventiva e planejada com base nos dados obtidos através de notificações e mapeamento dos casos suspeitos e confirmados de dengue.
Outra medida efetuada pelos agentes do Covepe foi a aplicação de inseticida em locais de drenagem de água (boca de lobo), com o objetivo de diminuir as formas adultas do mosquito. Os pontos atendidos foram: Avenida Tibiriçá, esquina com a Juca Pita; esquina do Supermercado Central; esquina do Supermercado Beira Rio; esquina com a Rua Antônio Venâncio Lopes, até o cruzamento da Rua José Ramos Junior.
O Estado de São Paulo registra altos índices de dengue em muitos municípios, mesmo Presidente Epitácio apresentando números controlados de notificações, a prefeitura está atuando de forma preventiva. “A situação de casos positivos e óbitos por dengue no estado se mostra bem preocupante e o setor tem se planejado de forma a atender todos os casos notificados em nosso município”, explica o encarregado do Covepe, Sandro Carlos Talavera.