A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Estância Turística de Presidente Epitácio em reunião com coordenadoras de núcleos assistenciais municipais, Conselho Tutelar, representantes de entidades e a Diretoria de Ensino de Santo Anastácio, na última sexta-feira, (31), discutiram meios de atender as crianças que participavam de projetos e oficinas no contraturno escolar, diante da alteração do horário das escolas para o período integral.
Para traçar diretrizes de acordo com o Programa Ensino Integral do Governo do Estado de São Paulo, a dirigente regional de ensino Geralda Helenice Augusta Rocha apresentou o Projeto de Vida, que prevê aulas em espaços investigativos e a oferta de disciplinas eletivas, ou seja, que contemplem a orientação e a construção dos alunos com base em seus objetivos para o futuro.
De acordo com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosimeire Ferreira, o objetivo é garantir a sequência do atendimento de crianças que participavam de oficinas e projetos municipais e em entidades do município, e, por conta da alteração do horário escolar não poderiam seguir com as atividades. “As disciplinas eletivas, dentro do Programa Escola de Tempo Integral, permitem que os estudantes escolham a grade curricular, sendo assim, os projetos e oficinas que antes eram desenvolvidos dentro dos núcleos e entidades seriam levados para as escolas”, explica.
As disciplinas eletivas visam o desenvolvimento das diferentes linguagens, plástica, verbal, matemática, gráfica e corporal, além de proporcionar a expressão e comunicação de ideias e a interpretação e a fruição de produções culturais, assim como as oficinas e projetos que exercem função de socialização, desenvolvimento de habilidades e apoio emocional para as crianças atendidas.
Estiveram presentes na reunião representantes da Guarda Mirim, Instituto Dalton Salomão, Espaço Criança, Conselho Tutelar, Núcleo de Assistência Social do Jardim Real, Cras e Creas.