A Prefeita da Estância Turística de Presidente Epitácio, Cássia Regina Zaffani Furlan, esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta terça-feira, (26), para o anúncio da iniciativa Bairro Paulista, um pilar do Programa Casa Paulista da SDUH (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) do Governo de São Paulo, que tem enfoque na transformação de cidades paulistas em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes.
Presente no anúncio, o governador Tarcísio de Freitas explicou que o Bairro Paulista será um importante auxiliador de planejamento urbano para os municípios. “Estamos oferecendo solução técnica, um cardápio de opções para prefeituras e equipes técnicas fazerem seus projetos e buscarem os recursos. Vamos ser parceiros no financiamento e também na solução. Essa é a ideia do Bairro Paulista para ter, de fato, cidades mais sustentáveis e resilientes”, explicou.
Com as intervenções previstas pelo Bairro Paulista, os moradores serão beneficiados com aumento na qualidade de vida em diferentes frentes, além dos ganhos mensuráveis para o meio ambiente. “Aplicamos um projeto piloto em Araçoiaba da Serra, com espaços de esporte e lazer, áreas verdes, pavimentação de ruas e piso drenante, além de estrutura cicloviária e lombofaixas que conectam três praças. A intenção é impactar na melhora da saúde e bem-estar, valorização imobiliária de espaços da cidade, mitigação, adaptação e resiliência climática”, destaca o secretário da SDUH, Marcelo Branco.
A iniciativa da SDUH foi idealizada com base na Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca auxiliar o Estado de São Paulo a atingir as metas do Plano de Ação Climática 2050 (PAC 2050) e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, aderidas desde 2021, pelo Governo do Estado.