A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo realizou nesta quarta-feira, (14), a cerimônia de posse da nova diretoria da AMITESP (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) e o evento também marcou a celebração de 10 anos da Lei Complementar 1261/2015 que, entre outras inovações, criou os Municípios de Interesse Turístico (MITs), diferenciando das já existentes Estâncias Turísticas. Esta política pública impulsionou o desenvolvimento do turismo e promoveu a transformação econômica e social de cidades do interior e do litoral paulista.
Representando o prefeito André Lima da Estância Turística de Presidente Epitácio, o secretário de Economia, Planejamento e Meio Ambiente, Antonio Domingos Dal Más, o engenheiro agrônomo, Roberto Gallego Filho e o diretor de economia e terminal portuário, Eduardo David Souza e Silva Schebuk.
De acordo com o secretário de turismo e viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, o turismo representa hoje cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo. “Após a criação dos MITs, assistimos a uma verdadeira transformação no cenário turístico paulista. Municípios se reinventaram, fortaleceram sua vocação turística e mobilizaram toda a cadeia produtiva. Os resultados nos orgulham muito”.
A nova diretoria da AMITESP será conduzida pelos próximos 2 anos pelos seguintes membros: Presidente: José Basílio de Faria (Prefeito de Santa Clara d’Oeste); Vice-Presidente: Araldo Todesco (Prefeito de Tapiraí); Tesoureiro: Fabiano de Mello Belentani (Prefeito de Novo Horizonte); Secretário: Edson José Marcusso (Prefeito de Boituva).