A Secretaria de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio firmou uma parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Campus Presidente Epitácio, por meio de um serviço desenvolvido pelos alunos vinculados à Fábrica de Software Acadêmica do IFSP, que consistiu no desenvolvimento de um Sistema de Informação integrado para gerenciamento de documentos e rotinas administrativas da pasta, dividido em três módulos.
Na terça-feira, (26), no IFSP, foi realizada a apresentação do Sistema de Informação desenvolvido pelos acadêmicos, durante as disciplinas do “Projeto Integrado” do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com a coordenação da professora Andrea Padovan Jubileu. “Esse é um serviço totalmente gratuito que o IFSP oferece por meio da Fábrica de Software Acadêmica a instituições sem fins lucrativos, o sistema criado é composto por três módulos: Gestão de Docentes; Gestão Escolar e Prestação de Contas, cada um deles desenvolvido por uma equipe de alunos”, comenta a coordenadora da Fábrica de Software Acadêmica.
A apresentação contou com a presença do Secretário Municipal de Educação e Esportes, Leonardo Menezes Trombeta, das diretoras Eva Cristiane Vera Rolim Caetano, Gislaine Aparecida Pereira Cunha, o Supervisor de ensino, Odinei Inácio Teixeira, a Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Glaucia Dias da Costa e do vice-prefeito eleito, Raphael Vilela.
O Secretário de Educação e Esportes, Leonardo Menezes Trombeta destacou a importância do sistema para a educação municipal. “O trabalho dos alunos do IFSP representa um salto evolutivo e um ganho imensurável para o município. A presença do vice-prefeito eleito Raphael, nesta apresentação, demonstra a importância do projeto e o desejo de permanência no futuro, já que ele irá assumir a pasta na próxima gestão municipal”, aponta.
O módulo ‘Gestão de Docentes’ foi desenvolvido pelos acadêmicos Henrique Liberato dos Santos Cavalcante, Letícia Soares Machado e Henry Lucas Cavalcante Santos, com a orientação de André Luis Olivete. Através da plataforma, a direção escolar, docentes e a Secretaria de Educação poderão lançar de forma digital faltas, abonadas, atestados e efetuar a contagem de pontos para atribuições e a progressão por assiduidade.
“Atualmente, esse gerenciamento é realizado no papel, de forma manual, o que demanda muito tempo e está suscetível a falhas humanas, o sistema é inovador e visa melhorar e otimizar o serviço”, comenta o Odinei Inácio Teixeira, Supervisor de Ensino na Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio.
A equipe de acadêmicos, formada por Murilo Lopes Fray de Oliveira, Natalia Aparecida Barreiro Antunes Leonel e Mariana Lima Liberto Pedreira, do orientador Kleber Manrique Trevisani, desenvolveu o módulo ‘Gestão Escolar’, dedicado a centralizar informações e documentações dos alunos, como questionários, anamneses, laudos, acompanhar transferências entre unidades municipais, número de alunos por turma e dados como alergias, comprovante de residência, caderneta de vacinação, entre outros.
“O sistema representa transformação significativa para o município, pois será possível integrar informações que antes eram perdidas em arquivos físicos ou ficavam restritas a cada unidade de ensino, estamos imensamente satisfeitos com o resultado do trabalho dos alunos e ansiosos para viabilizar a adoção do sistema”, revela a Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Glaucia Dias da Costa.
Os acadêmicos Danilo Domingues Quirino, Paulo Eduardo Bolher e Brenno Murakami, da orientadora Andrea Padovan Jubileu, apresentaram o módulo “Prestação de Costas”, voltado à criação de processos de pesquisa de preços no PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o que possibilita o cadastro de orçamentos, acompanhamento de movimentações financeiras e o gerenciamento de membros da APM (Associação de Pais e Mestres).
Cada módulo possui um nível de acesso, ou seja, algumas informações estão à disposição da Secretaria de Educação, outras a diretoras das unidades e ainda a professores e também escriturários. A gestão municipal está em busca de meios para viabilizar a adoção do sistema, com o intuito de beneficiar o quanto antes o sistema de ensino de Presidente Epitácio.