A Vigilância Epidemiológica da Estância Turística de Presidente Epitácio organizou uma palestra voltada aos agentes comunitários de saúde que abordou o calendário vacinal, com o intuito de capacitar os servidores da saúde para a leitura das carteirinhas de imunização e intensificar as orientações a população para buscar a sala de vacina municipal.
Todo o território nacional apresenta índices de queda na cobertura de vacinas, o que aumenta o risco de algumas doenças, combatidas por vacinas, voltarem a ocorrer no país. A palestra foi ministrada pela articuladora do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente, Maria Helena Barbosa de Moraes, em parceria com a enfermeira Sarah Gomes da Cruz Cano da Vigilância Epidemiológica de Presidente Epitácio.
“Entre as atribuições do ACS (agente comunitário de saúde) está a promoção e prevenção de saúde, e o contingente de agentes é uma força importantíssima para atingir a população, pois correspondem a porta de entrada do sistema da atenção primária, estão em contato mais próximo com os moradores de seus respectivos territórios, tem papel de informar, orientar, tirar dúvidas e conversar com as pessoas a respeito dos serviços de saúde pública”, revela Maria Helena.
Os agentes são responsáveis por relembrar a população a importância do acompanhamento contínuo e também a conferência da caderneta de vacinação. “A forma mais simples é por meio da idade do paciente, pois o calendário vacinal é classificado em faixa etária, conhecendo o paciente, o agente pode ajudar na identificação de imunizantes atrasados, por exemplo”, explica a enfermeira Sarah Gomes.
Os agentes comunitários de saúde receberam um informativo com a última atualização do Calendário Nacional de Vacinação, no qual constam as doses, faixas etárias, e grupos que são prioritários. O objetivo da capacitação é aumentar os índices de cobertura vacinal de diversos imunizantes.