A busca ativa é uma atividade contínua efetuada pelo Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) com o intuito de evitar acidentes envolvendo escorpiões. Diante da notificação de um morador que encontrou um escorpião ou em locais onde há registro ou altos índices de surgimento, a equipe de agentes de combate a endemias faz a visita.
Esse trabalho, combinado a conscientização da população, são o principal mecanismo para evitar acidentes com escorpiões, sendo que as crianças representam o público de maior risco, pois a ação do veneno escorpiônico pode levar a óbito. Os munícipes devem acionar o Covepe pelo telefone 2016-0093 se encontrarem um escorpião e, em caso de acidentes, buscar a Santa Casa ou unidade de saúde mais próxima imediatamente.
“Para as crianças é muito importante reforçar as orientações de não colocar a mão e chamar um adulto ao encontrar um. Deste modo, diversos casos de acidentes podem ser evitados”, explica o coordenador do Covepe, Reinaldo Ferreira da Silva.
Cuidados com escorpião
- Vedar todos os ralos (chão, pia e tanque), frestas e vãos que permitam a entrada desses animais nas residências.
- Evitar o acúmulo de entulho (abrigo para o escorpião) e lixo (que atraem baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões) dentro e fora das casas.
- Manter jardins e quintais limpos, evitar folhagens densas junto de paredes e chão e manter a grama aparada;
- Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
- Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;
- Não pôr mãos e pés descalços em buracos, sob pedras e troncos podres;
- Vedar as soleiras das portas (com saquinhos de areia, panos ou veda porta) e janelas de preferência durante todo o dia, mas principalmente ao entardecer e durante toda a noite;
- Usar telas em ralos do chão, pias e tanques e colocar telas também nas janelas;
- Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes;
- Afastar as camas e berços das paredes;
- Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
- Não pendurar roupas nas paredes.
“O ideal é que as crianças recebam essas orientações e evitem brincar em quintais e áreas com entulho e mato, principalmente descalço. Ao avistar um escorpião, a criança não deve tentar matar, mas chamar um adulto”, completa Reinaldo.