A campanha Julho Amarelo é uma iniciativa que visa ampliar a divulgação de informações e a promoção da conscientização a respeito das hepatites virais, por isso, durante o mês de julho a Secretaria de Saúde desenvolveu diversas atividades com o objetivo de reforçar as ações de combate, prevenção e controle da doença, a casa Santa Marta recebeu a equipe de profissionais da saúde para um bate-papo.
Testes rápidos para ISTs foram realizados e além disso, houve a distribuição de kits de higiene pessoal e bucal e as dentistas da Secretaria de Saúde passaram orientações de limpeza e cuidados com a boca.
Os vírus que causam hepatite são conhecidos por A, B, C, D e E, no Brasil, os mais comuns são A, B e C. A transmissão do tipo A ocorre via fecal-oral, e os tipos B e C são transmitidos pela via sexual e através de sangue contaminado. Entre os principais sintomas estão: febre, fraqueza, mal-estar, vômitos, icterícia, dor abdominal, enjoo, náuseas, urina escura e fezes esbranquiçadas. A melhor forma de prevenção é a vacinação, o imunizante está disponível gratuitamente no SUS.