O Sebrae ofereceu nos dias 07, 08 e 09 de outubro o curso Gestão Corporativa do Turismo voltado a todos os elos da cadeia do desenvolvimento turístico: poder público e iniciativa privada e terceiro setor. As atividades foram desenvolvidas no auditório da Acipe, conduzidas pela Turismóloga, Mestre em Comunicação, Diretora de Turismo de Jundiaí, Palestrante e consultora, Marcela Moro.
Representando o interesse da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio em fortalecer as engrenagens de uma governança para o desenvolvimento do setor turístico, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura participou do curso e apresentou um panorama atual e as expectativas de desenvolvimento neste segmento no município.
“O intuito é iniciar neste curso os pilares que irão sustentar a Gestão Corporativa do Turismo em Presidente Epitácio, este é momento de avaliar metodologias, fazer um retrato do lugar, o diagnóstico de problemas ou fragilidades, delimitar o eixo estratégico e pavimentar o planejamento a longo prazo”, comenta a palestrante, Marcela Moro.
A governança envolve a gestão municipal com a participação de diversos atores, por isso, também estiveram presentes no encontro representantes do Sesi, Sindicato Rural Patronal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, Comitê do Torneio de Pesca Amadora e Esportiva ao Tucunaré, Aestur, Conselho Municipal de Turismo e Acipe.
Durante os três dias, foram apresentados mecanismos, projetos estratégicos e pactos que podem ser firmados em favor da construção do futuro do turismo em Presidente Epitácio. “O Sebrae considera o município um local muito especial, não apenas pensando nos pequenos negócios diretamente relacionados ao setor, mas como uma cidade que pode se tornar um DTI [Destino Turístico Inteligente], diante da sua capacidade de expansão e aprimoramento”, revela o Gerente de Escritório Regional do Sebrae em Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante.