13 MAR 2024
SAÚDE
Secretaria de Saúde participa do “Dia S” de Mobilização Nacional contra o Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio, participa nesta quinta-feira, (14), do “Dia S” de Mobilização Nacional contra o Sarampo, com o objetivo de intensificar, por meio da busca ativa, a estratégia nacional de eliminação da doença no país.

Os profissionais de saúde das ESFs (Estratégia Saúde da Família) irão efetuar a busca ativa, que consiste na identificação e captação de casos suspeitos de sarampo ou rubéola nas áreas atendidas pela unidade de saúde e no sistema de registro de pacientes. As identificações devem ser notificadas para seguir com a investigação e coleta de amostras clínicas, até sua classificação e resultado final.

Outra ação importante na manutenção da eliminação do vírus é a imunização, a vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege contra a caxumba e rubéola, está disponível nas salas de vacinação do município.

Fonte: Secretaria de Saúde