A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, por meio do Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio), realizou no último sábado, (20), um mutirão de enfrentamento e combate à dengue, leishmaniose e escorpionismo. A ação visou a remoção de inservíveis, materiais que acumulam água da chuva, folhagens, madeiras, entre outros itens que podem servir como criadouros de vetores de doenças. A ação contou com o apoio da vereadora Marielene dos Santos Silva.
O secretário de saúde, Marcírio Rolim, explicou que a iniciativa foi planejada para atender gradualmente todos os bairros do município, nesse primeiro mutirão o bairro selecionado foi a Vila Martins. “Ao longo da semana os moradores foram informados da ação para que pudessem colocar os materiais nas calçadas ou nas caçambas disponibilizadas pelo Covepe, dessa forma, no dia do mutirão os agentes de endemias passaram recolhendo os inservíveis”.
Para garantir o máximo de eficiência, a Secretaria de Obras e Infraestrutura intensificou a zeladoria no bairro, ao longo da semana a Vila Martins recebeu trabalhos de roçagem, varrição, coleta de galhos e folhagens, entre outras ações com o intuito de ampliar a limpeza de espaços públicos, calçadas, vias e quintais, com a colaboração da população.
“É importante que os munícipes tenham consciência quanto o descarte de materiais e a manutenção da limpeza de quintais, pois os principais pontos de criadouros do mosquito da dengue, de proliferação do mosquito-palha (transmissor da leishmaniose) e de escorpiões são os quintais e terrenos particulares”, alerta o encarregado do Covepe, Sandro Talavera.
De acordo com Fabiana Toman da Silva, IEC (Instrução, Educação e Comunicação) do Covepe, o trabalho dos agentes de endemias é constante e o respeito e a colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso dos serviços prestados. “A visita do agente é uma forma de prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, como mosquitos. Diariamente as atividades incluem a identificação e eliminação de focos de vetores, a orientação da comunidade sobre medidas preventivas, entre outras”.
O Covepe irá atuar em parceria com a Secretaria de Obras para atender outros bairros, alinhando ações de zeladoria com as orientações preventivas dos agentes de saúde. A secretaria de agricultura, pecuária e relações agrárias e o setor de Fiscalização também colaboraram com o mutirão.









