O Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, FAESP/SENAR e Sindicatos Rurais intensificam nesta época de estiagem em toda a região e proximidades à Estância Turística de Presidente Epitácio orientações em relação ao que fazer na ocorrência de incêndios florestais.
Entre as principais informações estão: Não enfrente um incêndio florestal sozinho; contate os canais de emergência imediatamente; mantenha a calma; informe a localização precisa do local; dê pontos de referência; deixe a localização do celular ligada; e o seu contato.
O registro de ocorrência também pode ser realizado pelo App Bombeiros Emergência, que envia as coordenadas geográficas do local do incêndio. O aplicativo é gratuito, basta efetuar um cadastro. Porém, é importante ressaltar que redes sociais não são canais oficiais para acionamento de emergência, não divulgue informações incompletas.
Canais de emergência:
Focos de incêndio
199 Defesa Cívil
193 Corpo de Bombeiros
Atividade Suspeita
190 Polícia Militar
180 Disque Denúncia
A prevenção de incêndios é um dever de todos, a combinação de quatro condições alertam ao máximo para risco extremo de incêndios florestais, são eles: ausência de chuva por mais de 30 dias; temperatura acima de 30°C; umidade relativa do ar abaixo de 30% e velocidade do vento acima de 30 km.
Em dias de alerta máximo, evite qualquer uso de fogo, como balões e fogueiras, monitore sua área no App Bombeiros Emergência, avalie suspender visitas e atividades em áreas de risco; faça o manejo da vegetação seca através de roçada.
O combate aos focos de incêndio no início é muito importante para o controle, além disso, o acompanhamento das condições meteorológicas também podem ajudar, entre os canais oficiais estão: Defesa Civil, CIIAGRO (Centro de Integrado de Informações Agrometeorológicas), e Focos de Incêndio Detectados por Satélite - Painel do Fogo.
Incêndios florestais prejudicam a produção, causam a morte de animais de criação e silvestres, destroem plantações e benfeitorias, oferecem risco de acidentes para o produtor e sua família e causam problemas de saúde na população.
Diante disso, criar meios de comunicação eficazes com vizinhos pode salvar vidas, como grupos de Whatsapp e o compartilhamento de orientações corretas. Para mais informações procure o Sindicato Rural, Defesa Civil, Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e o setor municipal de Meio Ambiente.









