A Câmara Municipal de Presidente Epitácio aprovou por unanimidade, na última semana, o Projeto de Lei nº3.088/2025, de 15 de outubro de 2025, que institui a Arara-canindé (Ara ararauna) como Ave símbolo da Estância Turística de Presidente Epitácio. A escolha foi realizada por meio de votação popular pelo site da Prefeitura Municipal em parceria com a Apoena, com doze espécies candidatas, contabilizando 1764 votos, sendo que a eleita ficou com 68,42% da preferência.
Esta Lei se destina, ainda, a homenagear o Vereador Léo Sábio (in memoriam), um dos autores da proposição que deu origem escolha da Ave Símbolo do Município, proposta junto aos vereadores Luiz Fernando Elias Bomfim, Mônica Ferraz Domke Montório, Marcos Da Silva Florêncio, Alberto Gomes Barbosa, Antonio José Almeida Dos Santos, Edson Pereira Jardim Da Rocha, José Amauri De Oliveira Gomes, Márcia Teixeira Ribeiro Dos Santos, Márcio Carlos Dos Santos e Marilene Dos Santos Silva.
De acordo com o prefeito de Presidente Epitácio, André Lima, a Arara-canindé encanta moradores e turistas pela beleza e vem resistindo às agressões humanas ao meio ambiente. “A espécie passará a simbolizar o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental, e ainda irá favorecer o desenvolvimento do ecoturismo, uma vertente do turismo que valoriza a conservação da natureza por meio de atividades que minimizem impactos negativos no meio ambiente e a preservação do patrimônio natural”, disse o prefeito.
O presidente da Apoena, Djalma Weffort, destacou a importância da participação popular na escolha da Ave Símbolo do município. “A população abraçou a Arara-canindé como um mascote da preservação ambiental da fauna local, além disso, o título pode favorecer o desenvolvimento da prática da observação de aves fortalecendo a educação ambiental”, pontuou.
A arara-canindé (Ara ararauna), da família Psittacidae, é uma espécie de ave de ocorrência em vários biomas brasileiros, incluindo a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal, e que, nos últimos 25 anos, tem sido bastante frequente na área urbana do município de Presidente Epitácio, onde pode ser observada principalmente nas copas de árvores mais altas, que utiliza para pouso, alimentação e reprodução.









