O Governo do Estado de São Paulo desenvolve ao longo do ano a Operação SP Sem Fogo, dividida em fases: verde, amarela e vermelha; com o intuito de cuidar e minimizar os focos de incêndio e agir emergencialmente no caso da necessidade de intervenção. De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil de São Paulo em quase todo o estado, a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos e até abaixo dos 30%, o que intensifica as chances de queimadas em todas as regiões paulistas.
A baixa umidade relativa do ar, as temperaturas elevadas e o predomínio do Sol aumentam o risco de incêndios, principalmente os florestais. Para colaborar na prevenção a incêndios a população pode tomar algumas precauções:
Não queime lixo ou resíduos agrícolas
Não acenda fogueiras
Soltar balão é crime ambiental!
Os incêndios florestais destroem lavouras, colocam vidas em risco e devastam o meio ambiente. Proteja sua propriedade: mantenha aceiros limpos e fique atento aos alertas da Defesa Civil.
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF).









