Os alunos da E.E. Engenheiro Orlando Drumond Murgel da Estância Turística de Presidente Epitácio participaram de uma ação, nesta sexta-feira, (19), organizada pela coordenadora de Ciências Humanas, a professora Cleide da Silva Fernandes, que consistiu no plantio de mudas nativas com o apoio de servidores do setor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.
A iniciativa faz parte da programação da unidade estadual de ensino em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, com o intuito de incentivar os jovens sobre a valorização da natureza, a responsabilidade coletiva de preservar o meio ambiente e promover a conscientização para a mudança de hábitos alinhados com a conservação ambiental. “Desenvolvemos de maneira multidisciplinar diversas atividades que irão culminar em apresentações e exposições, para completar convidei o setor de Meio Ambiente da Prefeitura para enriquecer ainda mais o conteúdo estudado em sala de aula de maneira prática”, explicou a professora Cleide.
Estudantes do 6º ao 9º ano participaram do plantio de mudas das espécies Aroeira-Pimenteira, Pau-viola e Ipê-branco, a ação foi conduzida pelo engenheiro ambiental da prefeitura, Bruno Magro, a engenheira ambiental Fernanda Domenice e pelo auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Danilo Menezes de Lima. Cada turma contará com guardiões das árvores, ou seja, alunos responsáveis pelos cuidados diários que as mudas demandam para seu desenvolvimento.
“Plantar uma árvore é a parte mais fácil, os cuidados constantes exigem maior atenção e compromisso com a manutenção dessa nova vida, que representa inúmeros benefícios para todos, desde a sombra, frutos, abrigo para animais, embelezamento, regulação da temperatura e umidade, proteção do solo, além da melhoria da qualidade do ar, entre outros”, destacou o engenheiro ambiental, Bruno Magro.
Com o intuito de favorecer melhores condições para o desenvolvimento das mudas, a equipe do Meio Ambiente da prefeitura irá fornecer, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, composto orgânico, produzido pelo Eco Ponto Municipal por meio da galhada triturada. O material melhora o solo e a saúde das plantas, retém umidade e inibe o crescimento de plantas daninhas.
Novas parcerias
Após o plantio das mudas, a equipe do setor de Meio Ambiente foi apresentada ao projeto da horta da escola Murgel. A iniciativa surgiu na disciplina Projeto de Vida, ministrada pela professora Silvana Muraro e viabilizada por meio de ações da comunidade escolar para arrecadar fundos que serão destinados à criação do espaço.
“O Projeto de Vida visa incentivar os alunos a se tornarem autônomos e protagonistas, por meio da horta conseguimos trabalhar diversas disciplinas, desde as ciências até mesmo matemática, economia, e habilidades sociais e coletivas. Com o apoio da prefeitura, no fornecimento do composto orgânico, o solo estará melhor preparado para receber as sementes que darão início à horta”, finalizou a professora Silvana.
-









