A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria de Saúde, alerta a população para os riscos de escorpionismo, ou seja, envenenamento decorrente de acidentes com escorpião. Em 2025, no período de janeiro a agosto, de acordo com o Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio), foram registradas 140 notificações, sendo 98 notificações de acidente com escorpião (SINAN) e 42 registros de ocorrência de escorpião. Em 2024, foram registradas 166 notificações.
Os principais fatores que influenciam o risco de morte são o tipo do escorpião e a idade da vítima. Diante disso, foi instituída a Lei Municipal nº 2.9995/2023 de 17 de novembro de 2023, em homenagem à Isabelli Camargo, vítima fatal de uma picada de escorpião, tem o objetivo de conscientizar a população para evitar fatalidades e promover medidas preventivas e corretivas no âmbito urbano e rural.
Entre as principais medidas de enfrentamento ao escorpião estão as ações de combate ao animal peçonhento, a prevenção consiste em limpar quintais e terrenos, evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas junto a paredes e muros das casas; manter a grama aparada; verificar roupas e sapatos antes de usá-los, não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres; usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades como jardinagem e limpeza de terrenos.
Outras medidas preventivas importantes consistem na proteção das casas ao vedar as soleiras das portas e janelas; usar telas em ralos do chão, pias ou tanques; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar telas nas janelas; afastar as camas e berços das paredes; evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se no chão; combater baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões; preservar os inimigos naturais de escorpiões e aranhas: aves de hábitos noturnos, lagartos, lagartixas, sapos e gambas.
Em caso de acidente com escorpião, procure atendimento de saúde de emergência o mais rápido possível, pois quanto antes o tratamento é iniciado, maiores as chances de sucesso. Os principais sintomas de picada de escorpião são: dor local, pode ocorrer aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor no local da picada. Vítimas menores de 10 anos podem apresentar aumento do suor pelo corpo, vômitos, agitação, tremores, produção excessiva de saliva, respiração aumentada e ofegante. Mesmo sem visualizar o escorpião, aos primeiros sintomas, procure o serviço de saúde.
Encontrou um escorpião? Entre em contato com o Covepe: 18 2016-0093









