O ESF Vila Maria recebeu na quinta-feira, (03), uma ação da Secretaria de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio, alusiva à campanha Julho Amarelo de prevenção às hepatites virais. Na ocasião, os pacientes na sala de espera receberam orientações sobre o tema, como formas de contágio, prevenção e controle das formas mais comuns da doença, e ainda foram realizados 28 testes rápidos.
A campanha Julho Amarelo visa ampliar os conhecimentos da sociedade em relação às hepatites virais mais comuns no Brasil, como as causadas pelos vírus A, B e C. Os vírus da hepatite D e da hepatite E ocorrem com menor frequência no país. A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra os tipos A, B e D, sendo que o tipo C não possui vacina e é considerada a maior epidemia da humanidade, principal causadora de transplantes de fígado, podendo causar cirrose e câncer.
Os testes rápidos estão à disposição da população nas unidades de saúde, recomenda-se que pessoas com mais de 45 anos de idade façam a testagem, em caso de resultado positivo, o tratamento está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).