A Secretaria Municipal da Saúde, através do COVEPE (Controle de Vetores de Presidente Epitácio), terminou na segunda-feira, (05), a atividade de ADL (Índice da Avaliação de Densidade Larvária), que consiste na classificação de dados coletados em imóveis vistoriados, relativos a Dengue, utilizado pelo Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS).
O levantamento foi realizado entre os meses de abril e maio, ao todo foram vistoriados 900 imóveis, sorteados aleatoriamente através do sistema que gerencia dados e informações relativos a dengue, o SISAWEB.
A Estância Turística de Presidente Epitácio apresentou um índice de 4,85%, classificando-se, neste momento, como em situação de ALTO RISCO. Sendo que a classificação do sistema segue os seguintes parâmetros:
- satisfatório (até 1%);
- alerta (entre 1% e 3,9%);
- risco (acima de 3,9%).
A ADL é uma atividade de vistoria dos imóveis na cidade de forma amostral e que tem por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes; quais os principais tipos de criadouros; quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes, quantos estavam com larvas do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela urbana.
Confira os locais sorteados que receberam vistoria:
ÁREA 1
-Total de 600 imóveis
(Centro, Monte Castelo, Jardim Tropical, Tibiriçá, Vila Maria, Renascer, Alto do Mirante l e ll, Jardim Real, Jardim Primavera, Estrada Helvécio e Jardim das Paineiras).
ÁREA 2
-Total de 300 imóveis
(Vila Palmira, Centro, Pátio da FEPASA, Vila Martins, Village Lagoinha, Jardim Campo Grande, Cruzeiro do Sul, Vila Esperança, Novo Lar e Hosoume).
O COVEPE reforça a orientação aos munícipes em vistoriar seus imóveis pelo menos uma vez por semana para remover a água parada dos recipientes, colocando-os em local coberto para que não retenham água da chuva. Orienta ainda os proprietários de lotes e casas vazias para que mantenham as propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito. Cada um tem seu papel nesta luta contra o mosquito. É preciso redobrar os cuidados, pois há um aumento de casos positivos no município.