A vistoria de imóveis para venda e locação sob responsabilidade de imobiliárias faz parte das atribuições do Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio), com o objetivo de conferir, orientar e adequar situações, bem como alertar para os cuidados com relação ao acúmulo de água. No último levantamento, seis imobiliárias foram atendidas, totalizando 64 imóveis vistoriados, que foram tratados com larvicida e protegidos de acordo com a realidade encontrada.
Como resultado dessa atividade, foram gerados 171 casos de controle mecânico, ou seja, qualquer modificação ou remoção por parte do agente de combate de endemias, como isolamento de vasos sanitários, pias, ralos internos e externos, entre outros. Além disso, foram registrados 137 aplicações de larvicida (controle focal); 150 recipientes e/ou pontos de água parada e 19 focos encontrados com larvas.
“Este é um trabalho minucioso e demorado, no entanto, o cidadão pode prevenir situações como essa, cuidado do quintal diariamente, pois o mosquito Aedes aegypti encontra criadouros ideais em nossos imóveis, o cuidado e a prevenção são a melhor forma de combater a dengue”, alerta o Covepe.