O Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) está apoiando o movimento nacional do Ministério da Saúde “10 minutos contra a dengue”, o objetivo da campanha é conscientizar a população a dedicar alguns minutos por semana para inspecionar o quintal em busca de focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A fêmea do mosquito transmissor da dengue deposita os ovos em recipientes artificiais que armazenam água parada, ou seja, vasilhas de plástico, garrafas, pneus, caixas d’água, calhas sujas e outros objetos que possam acumular água da chuva. Com apenas 10 minutos por semana, o morador pode combater esses possíveis criadouros e ajudar a diminuir os riscos de transmissão da doença.
Nesta sexta-feira, (23), a equipe do Covepe realizou a nebulização das quadras 5, 7 e 9 da Rua José Ramos Júnior, os setores que recebem o nebulizante são pontuais, dando preferências com pacientes positivados para a doença, pois o uso frequente do inseticida pode ocasionar na resistência do mosquito ao composto.
A Covepe pede o apoio da população, pois a entrada dos agentes nos quintais é fundamental para a realização da busca ativa por criadouros do mosquito. Casos de descarte irregular de lixo ou de terrenos abandonados podem ser denunciados pelo WhatsApp da Ouvidoria (18) 3281-3041.