Ir para o conteúdo

Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Acompanhe!
Notícias
JUN
26
26 JUN 2026
PLANEJAMENTO URBANO
Prefeito André Lima acompanha início das obras de coleta da Agrovila V
receba notícias

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou o projeto de implantação do sistema de coleta de esgoto na Agrovila V, localizada na Estância Turística de Presidente Epitácio. O início das obras foi oficialmente comunicado ao prefeito da Presidente Epitácio, André Lima, durante encontro que reuniu representantes da companhia, autoridades municipais e lideranças locais.

O empreendimento representa um importante avanço para a infraestrutura e a qualidade de vida da população da Agrovila V. O projeto prevê a implantação de mais de 2.400 metros de rede coletora de esgoto, mais de 12 quilômetros de linha de recalque e a construção de duas estações elevatórias, beneficiando diretamente cerca de 500 moradores.

Além dos benefícios ambientais e sanitários, a obra também gera impactos positivos na economia local. Para a execução dos serviços, foram contratados 50 trabalhadores, sendo 20 moradores da própria Agrovila V e 30 residentes de Presidente Epitácio, contribuindo para a geração de emprego e renda no município.

Outro benefício esperado é a valorização dos imóveis e terrenos da região, resultado da ampliação da infraestrutura urbana e da oferta de serviços essenciais de saneamento básico.

O anúncio do início das obras contou com a presença de representantes da diretoria da Sabesp, do vice-prefeito, Raphael Vilela, dos vereadores Zé Amauri e Zé Crente, além dos secretários municipais Adrian Melo e Antônio Domingos Dal'Más.

“O início desta obra representa um momento histórico para a Agrovila V. Estamos falando de investimentos que levam mais saúde, qualidade de vida, valorização dos imóveis e desenvolvimento para a comunidade. É uma conquista importante para os moradores e resultado da parceria entre o município e a Sabesp, que vem realizando investimentos expressivos em Presidente Epitácio”, destacou o prefeito André Lima.

Universalização do interior

A implantação do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto na Agrovila V integra o projeto de universalização dos serviços de saneamento promovido pela Sabesp. A companhia tem como meta garantir 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto em toda a sua área de concessão.

O compromisso da empresa é ampliar o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, promovendo saúde pública, qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável para a população.

Além das obras na Agrovila V, a Sabesp mantém importantes investimentos em andamento em Presidente Epitácio, incluindo a ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) do município, melhorias na ETE de Campinal e a implantação do sistema de coleta de esgoto do bairro Portal do Lago. Juntas, essas intervenções somam investimentos de R$ 69.867.203,67.

A companhia também concluiu recentemente o sistema de coleta de esgoto do bairro Village Lagoinha, onde foram investidos R$ 11.142.454,00. A inauguração oficial da obra está prevista para os próximos dias.

Somados, os investimentos da Sabesp em Presidente Epitácio ultrapassam R$ 80 milhões, beneficiando mais de 40 mil pessoas e contribuindo para a universalização do saneamento no município. “Quando investimos em saneamento, investimos diretamente na saúde das pessoas, na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento da cidade. Esses recursos fortalecem a infraestrutura do município e garantem mais dignidade para a população, tanto na área urbana quanto nas comunidades do interior”, ressaltou o prefeito André Lima.

De acordo com o chefe do executivo, com a ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, os benefícios serão percebidos de forma imediata pela população, refletindo na melhoria da qualidade ambiental, na redução de riscos à saúde pública e no aumento da qualidade de vida dos moradores.

Fonte: SABESP
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Presidente Epitácio
Seta