A campanha ‘O lixo não é mágico’ é uma iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, que visa conscientizar a população para a destinação correta de resíduos e um alerta para a responsabilidade coletiva na manutenção da limpeza pública, preservação do meio ambiente e garantia de qualidade de vida para todos.
É importante esclarecer que os resíduos possuem classificações, cada tipo possui uma destinação. Tudo o que é descartado em casa deve ser separado em duas categorias: reciclável e resíduo orgânico. Resíduo doméstico ou orgânico, é coletado exclusivamente pelo caminhão da empresa contratada pela Prefeitura, por conta do risco de contaminação.
Os materiais recicláveis e resíduos eletrônicos são coletados nos bairros por Cooperativas de Reciclagem, o itinerário de cada bairro está disponível no site presidenteepitacio.sp.gov.br/coleta. “As cooperativas possuem um contrato firmado com a Prefeitura, por isso, caso ocorram atrasos ou problemas é possível levar até o barracão de reciclagem, e registrar a situação no site do canal da Ouvidoria”, explica o engenheiro ambiental da prefeitura, Bruno Magro.
Resíduos de poda são recebidos sem custo no ecoponto, localizado na Estrada Boiadeira Norte, quadra 8, ao lado do Departamento Municipal de Trânsito. Pequenos volumes de móveis, galhadas mais grossas, resíduos vegetais como folhas, grama, de jardinagem, entulho e resíduos inservíveis, são destinados ao aterro de resíduos inertes, situado na Estrada vicinal Epitácio-Caiuá, km 5. “Grandes geradores como caçambeiros, caminhões e prestadores de serviços precisam pagar uma taxa de descarte. Os valores podem ser consultados na Secretaria de Obras”, acrescenta.









