Os alunos do 5º ano da EMEFEI Armênio Macário Ribeiro encerraram o projeto de leitura “Autores em formação” com uma noite de autógrafos dos livros escritos e ilustrados pelos próprios estudantes, em uma celebração da jornada de cada um que culminou no evento realizado na noite de terça-feira, (16), no Anfiteatro João Brilhante, na presença de familiares, autoridades municipais e equipe escolar.
A iniciativa Estrelas Literárias conta com o apoio do projeto Estante Mágica, que possibilita a criação física e digital de exemplares de autoria dos próprios alunos, que se tornam escritores através da mediação das professoras. “Este é um momento que ficará para sempre marcado na memória da trajetória escolar desses alunos e representa uma conquista muito especial para toda a escola Armênio, pois estamos encerrando nossa contribuição na formação desses estudantes, que a partir do próximo ano irão para outras unidades de ensino. O sentimento é de orgulho e alegria por celebrarmos juntos as histórias de vocês”, revelou a diretora da EMEFEI Armênio Macário Ribeiro, Gislaine Cunha.
Entre as autoridades da educação presentes no noite de autógrafos estavam o vice-prefeito e secretário municipal de educação e esportes, Raphael Vilela, a escritora e vice-presidente da academia de letras de Presidente Epitácio, Fatima Luiza da Silva Brusamarello, a diretora da unidade, Gislaine Cunha, o supervisor de ensino, Odinei Inácio Teixeira, a Articuladora Municipal, Gislaine Senturion, a professora do Núcleo Pedagógico, Andreia Sola Barreto Marcelino, e as professoras dos 5º anos Carmem Helena e Beatriz Nascimento.
“O projeto Estrelas Literárias: ‘Autores em formação’ é muito especial e admirável, porque o livro traz a letra dos alunos, atribuindo personalidade e marcando para sempre essa fase da aprendizagem. A leitura abre caminhos para inúmeros universos e possibilidades e a presença de cada familiar nesta noite reforça o compromisso de todos com a construção de um futuro brilhante para nossos alunos”, destacou Raphael Vilela.
Para completar a programação do evento, foram apresentados números musicais, sob a orientação da professora de Artes, Amanda Mamede. Cada estudante recebeu, no mínimo, um exemplar físico do livro de própria autoria, que foi autografado pelo escritor para um familiar. “Ao ouvir histórias como Soldadinho de Chumbo contadas pela minha mãe comecei a me interessar pela literatura, por isso a conexão entre pais e filhos por meio da leitura é tão importante, porque pode desencadear na construção de um futuro cheio de experiências, conhecimento e lembranças de carinho”, disse Fatima Luiza da Silva Brusamarello.









