A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Divisão de Planejamento da Alimentação, realizou na quinta-feira, (29), em Araçatuba, a premiação do 2º Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares. Presidente Epitácio pertence a Unidade Regional de Ensino de Santo Anastácio e a merendeira Marisa de Sena Gomes Machado da E.E Dona Consuelo Fernandes de Magalhães Castro, foi a representante escolhida regionalmente com o prato Farofa sustentável vegana, que atingiu 93,25 pontos, a segunda maior pontuação do estado.
Ao todo, 86 receitas foram reconhecidas na premiação da Seduc-SP, que também ocorreu na capital. A merendeira de Presidente Epitácio, desenvolveu um prato com o tema “Alimentação e Sustentabilidade", e as receitas campeãs irão compor a segunda edição de um e-book que é distribuído para inspirar receitas da alimentação escolar paulista. O concurso tem o objetivo de valorizar o trabalho dos cozinheiros escolares, que atuam diretamente no preparo da alimentação da rede estadual de ensino.
Os ingredientes utilizados pelas unidades do estado e do município são fornecidos pela Prefeitura Municipal, através da Divisão Municipal de Merenda Escolar, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O cardápio diário é desenvolvido pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação sem uso de industrializados e ultraprocessados.
Em 2025, na primeira edição do concurso, a equipe de merendeiras de Presidente Epitácio, da EE 18 de Junho, representaram a Unidade Regional de Ensino com a receita “Peixe com batatas ao modo ribeirinho”.









