A Secretaria de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio realizou nesta segunda-feira, (25), no Anfiteatro Municipal “João Brilhante”, o lançamento da Semana Municipal de Mobilização pela Infância, com a presença de autoridades, convidados, diretoras, coordenadores, professores, pais, alunos e membros da sociedade civil. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Educação, com o apoio do Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação - Núcleo Presidente Prudente), MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde.
Estabelecida através do Plano Municipal pela Primeira Infância, a Semana de Mobilização pela Infância tem como norteador o programa The Boston Basics, que estabelece cinco temas determinantes para a formação da criança: Mais amor e menos estresse; Fale, cante e aponte; Conte, agrupe e compare; Explore, brinque e mova-se; e Leia e comente histórias. “Uma base sólida na primeira infância implicará no desenvolvimento adequado e saudável da criança, a primeira infância deve ser valorizada e respeitada, pois cada estímulo positivo refletirá no futuro”, disse o secretário de educação e esportes, Raphael Vilela, no discurso de abertura do evento.
Entre as autoridades presentes, representando o prefeito André Lima, o chefe de gabinete, Édis Minini, a presidente da Subseção da OAB de Presidente Epitácio, Ana Paula Lima Ferreira, o supervisor de ensino de Teodoro Sampaio, Adriano Mota, os supervisores de ensino de Presidente Epitácio, Odinei Inácio Teixeira e Nahiara Thatiana da Silva Benetti, e também as representantes do núcleo pedagógico, a Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Deise Souza, a Articuladora Regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) Michela Hopka, a Articuladora Municipal Gislaine Senturion e a professora do Núcleo Pedagógico, Andreia Sola Barreto Marcelino.
Para a abertura do evento, a professora do Conservatório Municipal, Aline Pretti, fez a apresentação do Hino Nacional do Brasil, e o evento ainda contou com o coral de alunos do Conservatório Municipal, sob a coordenação do professor Nelson Pego, e um número musical de estudantes da EMEFEI Semente do Amanhã, com a participação de pais e professores.
A palestra principal da noite foi conduzida pelo advogado Henrique Miuki Koga Fujiki, do Instituto Fabris Ferreira, em nome do advogado e consultor Luiz Antonio Miguel Ferreira, com experiência nas áreas da infância e juventude, pessoa com deficiência e educação. “O Plano Municipal pela Primeira Infância de Presidente Epitácio é um exemplo para outros municípios, pois foi desenvolvido com a contribuição de crianças, ou seja, a partir do olhar de quem está nesta fase da vida, atribuindo voz a quem é protagonista nesta mobilização”, disse Fujiki.
Toda a programação da Semana de Mobilização pela Infância seguirá até sexta-feira, (29), com atividades desenvolvidas pelas próprias unidades de ensino, incluindo vacinações, atividades recreativas e dinâmicas entre pais e filhos. “Nos primeiros três anos de vida ocorre 80% da formação cerebral, sendo assim, os acontecimentos na primeira infância podem ser determinantes para o comportamento de uma pessoa no futuro, por isso, a atenção atribuída pelo município deve ser enaltecida”, acrescentou o palestrante.









